A Educação Criando Cidadãos
Sintepav Promove II Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Pesada e Montagem Industrial
11-10-2010 10:34Sintepav Promove II Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Pesada e Montagem Industrial
Direcionado para os profissionais de segurança e medicina do trabalho, cipistas, higienistas, RH’s e dirigentes sindicais, o II Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção Pesada e Montagem Industrial, será realizado nos dias 09 e 10 de setembro, das 8h00 às 18h no Hotel Portobello, em Salvador.
O evento é uma iniciativa do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINTEPAV e no seu segundo ano de realização, contará com a participação de 300 participantes, além de importantes instituições, como o Ministério Público do Trabalho, INSS, SRTE, SETRE, CESAT, FUNDACENTRO, FORUMAT, SINICON, UFBA, FORÇA SINDICAL e os principais profissionais e estudiosos do tema no Brasil.
Durante o evento, serão discutidos os temas: “A Gestão da Segurança e Saúde nas Grandes Obras de Construção Pesada”; “Assédio sexual nas relações de trabalho; “NTEP e FAP: A Perícia Médica Previdenciária e o Reconhecimento do Caráter Acidentário dos Agravos à Saúde do Trabalhador”; Precarização do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente”; “Abordagem sobre os riscos existentes nas obras da construção referentes à caracterização de atividades e operações insalubres e periculosas”; “Assédio Moral e a Saúde Mental do Trabalhador (a)”; O Papel e a Atuação do MPT nos Acidentes de Trabalho”; “A vigilância Sanitária na Saúde Ocupacional dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Montagem” e participarão da mesa redonda:“Atuação do CPR – BA, Erros Ativos dos Acidentes e Fiscalização do Trabalho. O evento contará com apresentação do Grupo de Teatro Cíclope, além de sorteios de brindes.
O seminário irá fortalecer uma rede de discussão entre os agentes sociais que atuam no mundo do trabalho – Ministério Público do Trabalho, CESAT/SESAB, SETRE, SRTE, Fundacentro, empresariado, gestores, profissionais de saúde e segurança no trabalho, professores, trabalhadores e entidades sindicais, incentivará a criação de mecanismos que garantam o direito dos trabalhadores ao trabalho seguro e digno, contribuindo para o aperfeiçoamento de políticas públicas no âmbito da segurança e saúde no trabalho. Também faz parte dos objetivos, a atualização e integração das entidades sindicais de trabalhadores visando a valorização do trabalhador e da vida e as parcerias com empresas para atuação proativa na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.
Em 2008, 2.757 trabalhadores foram mortos por acidentes de trabalho no Brasil e 12.071 trabalhadores ficaram lesionados e incapacitados por terem sofridos acidentes de trabalho e, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, esses números não são oficiais, ou seja, não representam a realidade, devido à existência de empregos informais e de empresas não registradas que atuam no país.
A Indústria da Construção é responsável por um elevado número de trabalhadores no Brasil – com mais de 4 milhões de pessoas e 6,6 % das ocupações do mercado de trabalho. O processo de produção na Indústria da construção pesada e montagem industrial é marcado pela incerteza, ausência de padronização do processo de produção, o que favorece a insegurança e ameaças à saúde dos trabalhadores, severas condições de trabalho, maior exposição a riscos em relação a outros setores industriais, instabilidade e rotatividade no emprego, além de precárias condições de segurança e sobrecarga de trabalho que se traduzem em elevadas taxas de acidentes.
Para Cleide Sousa, técnica de segurança do trabalho do Sintepav, é preocupante a falta de providências efetivas para erradicar o caráter inseguro das obras de construção. “Mesmo as empresas que programam medidas de segurança, fazem-no de forma pontual, sem planejamento, com a preocupação exclusiva de cumprir alguns itens da legislação vigente (NRs), principalmente aquelas exigidas pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho”, declara Cleide Sousa.
De acordo com Iranildo Domingos, técnico de segurança do trabalho do Sintepav, a segurança e saúde no trabalho precisam ser compreendidas como atividade fundamental na empresa, como parte da gestão global, que requer uma intervenção integrada e democrática envolvendo os trabalhadores, todos os setores e dimensões da empresa. “Investir no conhecimento, na consciência e nas práticas das pessoas da empresa, principalmente gestores, é fundamental para diminuir as distâncias entre discurso e práticas, entre normas e cumprimento das normas”, ressalta Iranildo Domingos.
“O seminário tem o intuito de melhorar o cenário em que se encontra a saúde e segurança do trabalho na indústria da construção pesada e montagem industrial, entendendo que o intercâmbio e veiculação de informações entre agentes que exercem o controle social das práticas no mundo do trabalho – Estado, empresários, movimentos sindicais e sociais – é de suma importância para a conquista da dignidade no trabalho e valorização da vida. Entendendo, ainda, que a integração e fortalecimento das entidades sindicais de trabalhadores são imprescindíveis para garantir o cumprimento dos direitos para o trabalho digno e seguro”, afirma o presidente em exercício do Sintepav, Irailson Warneaux.
O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador está enviando as fichas de inscrições do II Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Pesada e Montagem Industrial diretamente para os e-mails das empresas do setor para que as mesmas encaminhem os representantes de segurança e medicina do trabalho, cipistas, higienistas, RH’s e demais profissionais.
O Evento foi um Sucesso.
Parabéns SINTEPAV!
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador e-mail: dsst@sintepav.org.br
Tel: (71) 3507-7184 / 7198
Tags:
—————