A Educação Criando Cidadãos


O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens

04-10-2010 12:50

 

O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional.
Alcohol advertising and alcohol consumption among youngsters: review of the international literature.

 

Ilana PinskyI; Sami A R J El JundiII

Neste importante artigo de revisão, que analisou a literatura médica desde o começo da década de noventa até o ano de 2008, a Dra. Ilana Pinsky tece considerações sobre a capacidade da propaganda em influenciar o comportamento dos jovens, no que tange ao consumo de bebidas alcoólicas e à idade de consumo. Os diversos estudos já produzidos na área mostram relação entre a freqüência e conteúdo das propagandas (o quanto estas conseguem tornar o álcool algo desejável e atrativo) e o início e a quantidade de álcool consumida.

Em suma, esta revisão mostra que a publicidade influencia, sim, o comportamento e a tomada de decisões dos adolescentes.

No sentido inverso, propostas de restrição parcial ou completa das propogandas são discutidas como mecanismos úteis para adiar ou abrandar o contato dos adolescentes com o álcool.

Leia o artigo na íntegra.

Boa leitura!

—————

Voltar